16 de outubro de 2009

Atualize seu navegador

Eu estava fuçando a internet hoje atrás de um novo liquidificador. E como em quaquer pesquisa na internet nós podemos achar alguma coisa que nos interessa e tudo o que não nos interessa. Apesar de procurar o eletrodoméstico da linha branca (e aproveitar a isenção do IPI) eu também acabei encontrando, sabe-se lá papai do céu como, um site que acabou virando motivo de postagem do blogueiro aqui.
Trata-se do site do movimento Atualize seu browser. É um movimento de um grupo de pessoas que estão preocupadas com a segurança do tráfego de dados pela internet. Não só segurança também. A evolução das tecnologias web dependem dos navegadores atuais, com suporte a tecnologias de programação novas. Isso pode diminuir o tempo e o custo com o desenvolvimento de um site, que não precisaria ser adaptado para navegadores antigos caso os usuários usassem sempre versões atuais dos navegadores.
Basta olhar os númeors para se ter uma idéia de quanto o cenário é complicado. Em setembro desse ano, pelo menos 12% dos computadores ainda tinham o Internet Explorer 6 em uso. O IE6 foi liberado em 2001! E o Internet Explorer é um navegador gratuito, basta baixar e instalar…
Tudo bem que o Internet Explorer 8 (a versão mais atual) somente roda em Windows XP, Vista ou 7 e que o sistema deve ser atestado como original para funcionar. Mas usar o Windows 2000 ou inferiores também expõe seu computador a falhas de segurança que não serão corrigidas porque o suporte a esses sistemas ja foi encerrado.
Uma das alternativas ao Internet Explorer é o Mozilla Firefox. Ele é tão fácil de usar quanto o IE e tem vários complementos disponíveis para aumentar as suas funcionalidades e também é gratuito.
Outros navegadores também podem ser usados como o Apple Safari, o Google Chrome e o Opera. O importante é sempre ter a versão mais atual do seu navegador web para se proteger e ter acesso às novas funcionalidades que a Internet pode trazer!

Nenhum comentário:

Postar um comentário